Como usar o QR Code?

Como usar o QR Code?

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, esta se tornou essencial para mover a economia. Assim, é importante que as empresas estejam sempre prestando atenção nas evoluções do mercado para melhorar conquistar mais clientes, manter os antigos e melhorar o seu desempenho.

É absolutamente necessário que, para que consiga ter destaque, a empresa saiba administrar a tecnologia.

Portanto, é importante saber que uma destas tecnologias que podem ser utilizadas é o QR Code. O uso deste pode passar credibilidade, valorizar seus produtos e também aumentar o seu lucro. Assim, agora vamos apresentar o que é e como usar o QR Code.

O que é o QR Code?

Primeiramente, é importante conhecer e entender o que é o QR Code, que significa Quick Response Code, é basicamente um gráfico 2D, que se assemelha a uma caixa preta com pequenos quadrados dentro, divididos entre linhas brancas.

Nesta caixa estão todos os dados que foram pré-estabelecidos, podendo ser, por exemplo, Mensagens de texto, números de telefone ou até mesmo o endereço de um site.

Como utilizar o QR Code?

É possível que este código seja escaneado por qualquer aparelho que possua uma câmera, principalmente telefones celulares. O código consegue armazenar um número incrível de caracteres, como cerca de 4.296 alfanuméricos, 2.953 binários, 7.089 numéricos e 1.817 Kanji, que é o alfabeto japonês.

Pode-se encontrá-lo em revistas e jogos, geralmente levando a páginas da internet, dicas e informações sobre empresas que querem ser mais conhecidas pelo público.

É sempre você que define o que quer que seja mostrado no código, o que o público irá encontrar quando escaneá-lo.

Além de revistas e jogos, também é possível encontrar QR Codes nos mais diversos locais, como estacionamento de shoppings, etiquetas e cardápios de restaurantes.

Nos jogos, por exemplo, geralmente ele mostra dicas para quem está o utilizando. Além de ser utilizado para passar informações, o QR Code vem sendo utilizado como uma estratégia de marketing, sobretudo em empresas que trabalham em comércio online.

Como surgiu esse código?

O QR Code surgiu no Japão, conhecido como um dos países com as tecnologias mais avançadas do mundo. Profissionais da empresa Denso-Wave, uma das filiais da Denso Toyota, o descobriram em 1994. Esta é a responsável por desenvolver o QR Code.

No entanto, foi apenas cerca de 9 anos depois, em 2003, que os QR Codes começaram a ser utilizados em aparelhos de celular, com o advento das câmeras mais precisas nestes aparelhos.

No Japão eles são utilizados na maioria das propagandas assim como nas autorizações de residência do país. Contudo, com o passar do tempo o mundo inteiro vem conhecendo as vantagens do QR Code, fazendo com que este venha recebendo normas internacionais, tornando-o ainda mais popular.

Dentre os motivos para sua popularidade, vale mencionar a segurança que ele traz e também a possibilidade deles serem lidos mesmo quando a superfície onde se encontram estiver danificada ou escurecida.

Por exemplo, já foram feitos QR Codes no calçadão de Copacabana assim como em calçadas em Portugal.

A primeira vez que foi utilizado no Brasil foi pela Fast Shop, em um anúncio publicitário, em 2007. Um ano depois já estava sendo usado em propagandas de cerveja, anúncio de operadoras móveis e em jornais impressos.

Inclusive, o código ganhou o apelido de ‘etiquetas-faladas’ em etiquetas de roupas, pois o código leva a informações  sobre a criação e concepção do projeto de moda apresentado.

Enfim, como o QR Code funciona?

como o QR Code funciona

Bom, agora que já apresentamos o que é e como é utilizado, vamos apresentar como o QR Code funciona. Como já foi dito, o QR Code deve ser lido por meio de uma câmera e um programa de computador que leia códigos bidimencionais. Assim, o aplicativo lê a mensagem que está inserida na imagem.

Todo o QR Code possui uma margem, delimitando seu começo e fim. Nos seus quatro cantos há caixinhas menores, responsáveis não só pelo formato, mas também por mostrar a função do código, assim, que devem estar sempre em destaque. É ali que está explícito se o QR será em números ou letras, assim como o caminho que será seguido para ser decodificado.

O interior da imagem possui as informações dele, colocados em pequenos módulos denominados de bytes. Há 8 bytes em um QR. No canto dos códigos também há uma região que determina sua versão, podendo ser, por exemplo 21×21 ou até mesmo 177×177.

Hoje em dia há cerca de 40 tipos diferentes de QR Codes. Há também as timing patterns, que orientam o posicionamento das colunas e linhas de cada código. A referência de alinhamento está presente em um quadrado menor, podendo ser considerado o guia de leitura dos códigos.

Como posso utilizar o QR Code na minha empresa?

O QR Code pode ser utilizado de diversas maneiras dentro da empresa, tanto para melhorar a sua identidade como para apresentar uma imagem melhor para seu público alvo.

Pode-se utilizá-lo para atrair o consumidor para o seu site ou até mesmo para o seu endereço para que ele tenha mais informações sobre o seu trabalho. Os QR Codes são encontrados em diversos lugares, como já foi mencionado, tal como em estacionamentos, cardápios, baús de caminhão, livrarias e até mesmo etiquetas de roupas.

Podem ser utilizados para direcionar a links da internet, SMS, e-mail, ou até mesmo, por exemplo, para que o usuário marque eventos em seu calendário.

Pode ser usado como entrada de eventos, para saber a quantidade de convidados, por exemplo, ou quem está presente ou não. Outra utilidade é em currículos, compartilhar a senha do Wi-fi, e pode ser usado até para autenticar transações bancárias.

Dentre os benefícios, pode-se mencionar a economia para a publicidade, pois o espaço ocupado é muito menor, e pode ser inserido em diversos locais, tendo maior alcance da população.

Utilizando o QR Code para o marketing

Um passo-a-passo:

Depois de ter apresentado também como o QR Code pode ser útil para a publicidade de uma empresa, vamos mostrar com exemplos como isso pode ser utilizado na prática. O QR pode estar presente tanto em estratégias de marketing offline como no marketing digital, aonde ele pode aproximar ainda mais o cliente a você.

É importante, antes de qualquer coisa, que você tenha um objetivo, assim como em qualquer ação em marketing. É importante que haja um planejamento a partir deste objetivo, assim garantindo que a tecnologia de QR será bem empregada e trará os resultados esperados. Para montar uma estratégia, considere os seguintes passos:

1 Conhecer o público:

Este deve ser o primeiro passo, afinal é essencial para definir se qualquer ação terá o resultado esperado.

Assim, deve-se documentar quem é o público da empresa, mais especificamente, o público alvo que você está tentando atingir.

Pelo QR Code ser uma tecnologia que exige que o consumidor tenha uma conexão à internet, é importante estar consciente de que jovens e adultos têm mais conhecimento, portanto, há mais chances de se engajarem com a sua empresa.

Há certos nichos que se beneficiam mais com o uso de tecnologias, como de games, moda, saúde e life style.

Deve ser considerado a faixa de renda, consumo de mídia, enfim, dados gráficos sobre o público alvo, para assim analisar quão eficaz a estratégia da sua empresa está sendo

2 Foco no conteúdo principal:

Este passo se refere à peça aonde o código está presente. Há diferentes maneiras de divulgar seu QR Code, tanto por vias impressas, como em banners, revistas, etc, ou pode ser por via digital, por exemplo em e-mails e redes sociais.

É importante estudar este passo para saber exatamente aonde colocar o QR Code, para que ele tenha uma função.

É importante que o conteúdo seja bem construído, para que chame a atenção do consumidor e ele queira saber mais através do seu QR Code.

3 Coloque toda sua criatividade e invista em design:

É muito importante atrair a atenção do leitor para que ele queira escanear o QR Code e saber mais sobre a sua empresa. Portanto, é importante que haja um texto informativo bem escrito, que desperte a curiosidade do leitor, além de ter elementos visuais que engajem o consumidor.

Considere as cores usadas, a diagramação, a identidade visual da empresa, a disposição dos textos e os botões.

Deixe o QR Code em destaque, em um local estratégico para que o consumidor siga o link.

4 Gere e teste o seu QR Code:

Para gerar o seu QR Code, você pode utilizar o nosso site, seguindo os passos em Como usar o QR Code.

Você deve incluir o link da página para onde você quer direcionar o cliente, seja a página de ofertas ou informações, por exemplo, na ferramenta que gera o gráfico, e seu código poderá ser baixado em seu dispositivo. Quando seu QR Code estiver pronto, você deve testá-lo algumas vezes, utilizando dispositivos diferentes, para ver como sua página é exibida para seus consumidores.

Acompanhe os acessos e analise os resultados: Agora que você já sabe como utilizar o QR Code, é importante que você analise os resultados que este vem trazendo para sua empresa.

Você pode fazê-lo através de ferramentas de monitoramento e Analytics, você pode saber quantas pessoas acessaram seu QR Code, quais as páginas que foram visitadas, quantas compras foram feitas, ETs.

5 Cases de sucesso do uso do QR Code:

Para finalizar, há diversos cases de sucesso com a utilização de QR Code no marketing.

Dentre eles, vale mencionar, por exemplo, a Winetag, que é uma rede social com foco em vinhos, aonde consumidores, restaurantes, vinícolas e até mesmo vendedores podem se conectar e compartilhar avaliações e rótulos entre eles.

A empresa passou a utilizar ações com QR Code em pontos de venda de seus parceiros.

Usavam também o código em garrafas de vinho do comércio, aonde eles disponibilizavam uma câmera em uma tela interativa para que os consumidores pudessem ler as etiquetas.

O sistema então levava o consumidor para uma página com informações sobre o vinho, como suas características, avaliações de outros consumidores, etc, sem o consumidor necessitar gastar seus próprios dados móveis.

Outro case de sucesso que vale a pena ser mencionado é o The Good Cook, um programa de gastronomia da rede inglesa BBC.

Ao final de cada receita, era disponibilizado um QR Code na tela, que o consumidor assistindo podia escanear com seu dispositivo móvel e acessar a lista de ingredientes e o modo de preparo de cada receita, tendo ainda a opção de fazer o download da receita para visualizá-la mais tarde, até mesmo offline.

Cases no marketing que estão usando de QR Code

1 Rei do Mate:

Vale mencionar a empresa Rei do Mate também, uma rede de lanchonetes que fez uma ação de marketing com QR Code combinando um concurso cultural e a distribuição de brindes em suas lojas.

O concurso tinha como foco um filme infantil, onde os copos personalizados com os personagens traziam um QR Code, através do qual o público podia acessar uma página, preencher a inscrição criando uma frase criativa.

Ao todo, 2 milhões de copos foram distribuídos e 500 prêmios para o concurso cultural.

2 Emart:

A rede sul-coreana Emart, comparável al Walmart, identificou um problema em sua operação: suas lojas tinham venda reduzida no horário de almoço.

Assim, foi criada uma estratégia, utilizando QR Codes de cupons promocionais. A empresa decidiu distribuir os códigos nas ruas em estruturas 3D, que só se completavam às 13 horas, quando o sol estava na posição correta.

Durante uma hora os pedestres conseguiam fotografar o QR Code para acessar ofertas e cupons do mercado, já realizando a compra através de seus dispositivos e agendando a entrega para ser feita em casa.

Assim, mesmo sem aumentar o movimento na loja física, conseguiram aumentar as vendas no horário de menos vendas.

3 Café 3 Corações:

Por fim, vale mencionar como a marca Café 3 Corações, ao decidir lançar uma linha nova gourmet, a Rituais, incluíram na elaboração das embalagens um QR Code que, ao ser acessado, contava ao consumidor toda a origem e história do café.

Como cada produto da linha tinha grãos certificados com origens diversas, cada um tinha seu próprio código, que direcionava ao seu próprio link.

A marca utilizou estratégias de marketing digital, se aproveitando das redes sociais para chamar a atenção do público.

4 Utilizando o QR Code em eventos:

Além de utilizar nos meios já mencionados, há também outros jeitos de como usar o QR Code, como em eventos corporativos ou de mercado onde os consumidores participam.

Estes exigem a preparação de matérias especiais a serem distribuídos. Estes materiais podem ser cartões de visita, banners e folhetos, onde é interessante colocar o QR Code que direciona o consumidor ao site ou às redes sociais de sua empresa, fazendo assim com que o consumidor comece um relacionamento com você.

Os códigos podem direcionar o público à páginas exclusivas, onde você pode oferecer ofertas ou até mesmo estimular o cadastro do público para que você possa construir um relacionamento com possíveis compradores.

Ferramentas para criar seu próprio QR Code:

Você pode utilizar o nosso site, o 4QRcode, para criar o seu próprio QR Code, agora que você já conhece todos os benefícios que este pode trazer para a sua empresa. Oferecemos também o leitor de QR Code

Como-usar-o-QR-Code

Utilizando o QR Code para promover o seu negócio:

Além de tudo que já foi mencionado, vale também abordar como o QR Code pode ser utilizado para promoção.

Com certeza você conseguiu perceber a importância do QR Code, pois é uma tecnologia barata e muito prática que pode ser incluída em ações de marketing. Assim, deve-se considerar utilizá-lo para fechar mais vendas, através de ações promocionais.

Isto já é utilizado por diversas marcas, como o Emart e o Rei do Mate, como já foi mencionado.

Como estes podem ser divulgados tanto em mídias offline como online, sua empresa pode criar um QR Code que leva o consumidor diretamente a uma oferta exclusiva, já chamando mais atenção do seu público pelo tratamento diferenciado. Para fazê-lo, é necessário que seu e-commerce seja bem estruturado.

Utilizar o QR Code é uma estratégia interessante a ser utilizada tanto em empresas que tem lojas virtuais, mas também para prestadoras de serviços que possuem uma presença digital.

Para empresas que talvez não tenham uma presença tão forte online, é possível utilizar de ações de marketing que levem as pessoas a suas lojas físicas. É possível distribuir cupons de desconto que estimulem a compra tanto no ponto de venda quanto na internet. 

Para concluir, agora que você já sabe a melhor maneira como utilizar o QR Code, e também gerá-lo, esperamos que você utilize o nosso site para alavancar os seus negócios.

O QR Code tem como função facilitar o acesso do público a materiais digitais, tanto em seus dispositivos móveis quanto de seus desktops. Embora a tecnologia não seja uma novidade, ainda há muita gente que ainda não aproveita todos os benefícios que esta pode trazer.

Assim, se você montar uma boa estratégia de marketing e vendas, é importante que você monitore e mensure os resultados obtidos, o que pode ser feito através do uso do QR Code.

Agora que você já tem conhecimento dos benefícios que utilizar o QR Code traz, você pode utilizar o nosso site para aproveitar dessa ferramenta gratuita para trazer ganhos para a sua empresa.

Nosso site oferece varias ferramentas para gerar um QR Code personalizado, e com certeza trará novos clientes.